O FAPP tem como base a metodologia D.I.S.C.
O estudo da personalidade humana e seus temperamentos remonta tempos dos filósofos gregos. Tendo como um dos principais o filósofo Hipócrates. Ele é pai da teoria dos quatro temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.
Na idade média Galeno seguiu os passos de Hipócrates dando sequencia a estes estudos.
Já em 1928 o psicólogo Dr. William Moulton Marston, publicou sua teoria sobre o comportamento humano no livro “Emotions of Normal People”. A partir dessa teoria criaram-se várias ferramentas de análise.
Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente). Como resultantes desta matriz temos os seguintes fatores: Dominância (D) , Influência (I) , Estabilidade (S) e Cautela (C) (variações nestes termos podem ocorrer em função do referencial utilizado).
Assim surgiu a metodologia D.I.S.C.
Usada em mais de 70 países. Milhares de análises aplicadas.
Com a praticidade da internet, a ferramenta pode ser usada em qualquer lugar e em menos de 15 minutos.
FAPP
Trabalhando durante muitos anos com o Método D.I.S.C. e outras ferramentas derivadas dele, um grupo de profissionais de diversas áreas se reuniu e adaptou para algumas realidades observadas no ambiente profissional brasileiro.
Os quatro fatores Dominância: (D) , Influência (I) , Estabilidade (S) e Cautela (C) foram adequados para uma melhor compreensão: Fator Assertividade, Fator Social, Fator Tempo e Fator Conscienciosidade. Os relatórios foram escritos após longa pesquisa bibliográfica e análises dos resultados de diversos autores. O perfil do cargo foi desenvolvido para se adequar a qualquer cargo.
Acreditamos ter formatado um modelo do Método D.I.S.C. muito atual e de fácil utilização, atendendo o mercado de nossos dias.
Simplificando a ferramenta.
A pessoa a ser analisada preenche um formulário com 96 características divididas em 24 grupos, tendo cada um deles 4 características. Após escolher duas delas (uma que mais se assemelha e uma que menos se assemelha a si mesmo), o formulário é lançado no sistema que em segundos apresenta 3 gráficos com os fatores comportamentais mensurados e um relatório completo do perfil do analisado.
Simples mas com grande profundidade.
Neste formato temos o Perfil do Cargo, onde o empregador preenche um formulário com as características esperadas para a pessoa que irá ocupar a vaga. É gerado um gráfico de referência que irá auxiliar na seleção dos candidatos.
Uma ferramenta muito eficaz para uma ótima recolocação profissional.