Motivograma

motivação

O QUE MOTIVA UMA PESSOA?

Receber um aumento motiva qualquer pessoa.
Verdadeiro ou falso?

As duas respostas estão corretas.
Verdadeiro caso esta seja a necessidade maior do funcionário.
Falso caso o funcionário esteja esperando esse aumento a muito tempo e para ele este aumento seja apenas o cumprimento da obrigação da empresa.

As pessoas são muito diferentes e ignorar isso é planejar o fracasso.
Somos motivados por razões diferentes.
Muitos tem estudado sobre isso, mas quero destacar os estudo do psicologo britânico Abraham H Maslow.

Maslow hierarquizou as necessidades humanas na seguinte ordem de premência:

- necessidades de auto-realização;
- necessidades de auto-estima;
- necessidades sociais;
- necessidades de segurança;
- necessidades fisiológicas.

As necessidades fisiológicas são as mais prementes e demandam um nível mínimo de satisfação para a sobrevivência do homem. Estas necessidades englobam fome, sede, sono, abrigo contra intempéries, alívio de perigos de ordem fisiológica, etc.
As necessidades de segurança estão num nível superior às fisiológicas e se relacionam com a segurança física, a estabilidade, o sentimento de dependência e proteção, a ordem, as leis, os limites, etc.
As necessidades sociais ou de afiliação estão vinculadas à carência que as pessoas têm de amar, participar de grupos sociais, de clubes, igrejas, etc.
As necessidades de auto-estima se apresentam sob o aspecto de auto-afirmação ou valorização das pessoas em relação a elas mesmas ou aos outros. A procura de poder, de status, de prestígio, de reconhecimento, de apreço, de maestria, de competência ou suficiência indica a busca de satisfação das necessidades vinculadas a este nível.
Mais elevado e mais difícil de ser alcançado, o nível mais raramente preenchido em sua plenitude é, segundo Maslow, o das necessidades de auto-realização. Este engloba a necessidade dos indivíduos de realizar ou atualizar seu potencial, de concretizar ou operacionalizar suas possibilidades. Assim, por exemplo, a busca de vencer, de ser coerente, de possuir conhecimentos, revelam necessidades a nível auto-realização. Elas se resumem e se desenvolvem no indivíduo, dentro da dicotomia: poder ser – vir a ser.
De acordo com a teoria, um indivíduo só irá ser motivado por um nível mais superior de necessidades quando os níveis anteriores já estiverem satisfatoriamente preenchidos para ele.

Baseado nisso muitas, nossas motivações seguem estas necessidades, porém alguma pessoas buscam mais uma areá do que outra.
Um recém contratado terá a fisiologia como emergencial, porém logo será substituída pela segurança, mas como os seres humanos são surpreendentes, podemos nos enganar e ao contratar um funcionário, acharmos que sua motivação seja os benefícios (fisiologia) mas ele já esteja bem estabelecido e quera ser reconhecido pela suas atuações (auto-estima).
Entender as motivações de seus funcionários é essencial para mantê-los focados.

Com nossa ferramenta on line você poderá mensurar suas motivações e as motivações da sua equipe.

Com este resultado você poderá:

Desenha melhor seus projetos.

Fazer um programa de remuneração focado na equipe que você tem.

Conseguir resultados reais com suas promoções internas

COACHING VOCACIONAL

Com o MOTIVOGRAMA você poderá somar e enriquecer suas sessões de Coaching Vocacional.

Somos uma das únicas empresas a oferecer esta ferramenta on line.

Contrate qualquer pacote do Sistema FAPP e tenha acesso ao MOTIVOGRAMA.

 

Motivograma caracteristicas

 

 

 

 

© 2018 FAPP | Design Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress